terça-feira, 19 de abril de 2016

A Liteira de Salomão - Pastor Daniel Tavares -

 “Eis que é a liteira de Salomão; sessenta valentes estão ao redor dela, dos valentes de Israel. Todos armados de espadas, destros na guerra; cada uma com sua espada à cinta, por causa dos temores noturnos” (Ct. 3.7,8).
A liteira era um transporte de realeza onde era levado somente uma pessoa. Tratava-se de uma cama ou carro fechado no qual o rei era levado para muitos lugares importantes. Sessenta dos homens mais valentes de todo Israel o cercavam como guarda-costas. Era feito de madeira do Líbano. A liteira era um lugar confortável onde o rei se sentava ou se reclinava sendo carregado por cavalos, camelos ou por quatro homens. Algumas eram esculpidas em madeira ornamentadas com ouro, prata e pedras preciosas, e algumas vezes tinha sobre ela uma pequena tenda confeccionada com prata, ou com cetim, ou com tecido feito de fios de ouro e prata.
Quando olhamos com a visão bíblica para esta liteira de Salomão, enxergamos os quatro Evangelhos que nos traz mensagens de SALVAÇÃO. Assim como a liteira, a salvação também é individual. Não é possível uma pessoa salvar a outra, pois a liteira carrega somente um por vez. Jesus disse – “Aquele que entrar por mim encontrará salvação” (Jo 10.9). O ouro simboliza a glória de Deus. A prata simboliza redenção. Os quatro homens que levam a liteira são os quatro Evangelhos. Mateus – apresenta Jesus como o Rei, isto é, Aquele que está dentro da liteira. Marcos – apresenta Jesus como o Servo de Deus, isto é, Aquele que carrega a liteira levando o homem a obter a salvação pela fé. Lucas – apresenta Jesus como Filho do Homem. Aquele que sofreu como a madeira cortada na floresta, usada para esculpir a liteira. E João – apresenta Jesus como o Filho de Deus. O Grande Exaltado demonstrado nas pedras preciosas e em cada detalhe confeccionado dentro e fora da liteira. Os sessenta valentes de Israel que ficam ao redor para proteger trata-se de um número simbólico, demonstrando o agir provedor e a proteção de Deus para como os salvos, pois escrito está – “Todos os valentes estão armados para proteger, por causa dos temores noturnos” (Ct. 3.8).
“Como água fresca para a alma cansada, assim são as boas novas vindas da terra distante” (Pv. 25.25).....Pastor Daniel Tavares


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para dar saudade daqueles tempos de avivamento aqui toca no tunel do tempo - Radio Nova Kanaan -