domingo, 6 de outubro de 2013

A MANSIDÃO DE JESUS ....por TONY KANAAN

Uma virtude que está praticamente em desuso é a mansidão. Na verdade o mundo e suas mazelas nos obrigam a desenvolver a agressividade, a violência, a provocação, como forma de resposta aos muitos ataques que sofremos diariamente. No mundo competitivo não há lugar para alguém com espírito de mansidão, o que se pretende das pessoas é a agressividade de mercado e a lei da competição domina a cena de quase todas as relações comerciais e humanas.

Hoje em dia as pessoas confundem mansidão com lentidão e a mansidão passou a ser interpretada como fraqueza de espírito. O manso é entendido como covarde, como alguém sem atitude, sem conteúdo, sem firmeza de propósitos. Mas é isso mesmo? O que é ser manso?

O conceito de mansidão, segundo o dicionário, é a característica do que possui o gênio brando, que é suave, de temperamento fácil e o pior, desprovido de inquietação, de atitude. Por essa definição a mansidão deixa a condição de virtude e passa a ser um defeito de caráter e de alguma forma, essa é a leitura que faz o mundo da virtude da mansidão.

A mansidão é a virtude dos que são controlados pelo Espírito Santo de Deus. Um dos gominhos do fruto do Espírito é a mansidão, que, aliás, vem coladinha ao domínio próprio, veja: “Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.” (Gálatas 5:22-23).

Ser manso não é ser bobo, muito pelo contrário, é saber dominar as emoções e trabalhar a inteligência. Uma pessoa agressiva não se domina e é uma presa fácil da violência e do diabo. A ideia é que a mansidão preceda o domínio próprio, porque quem não é manso de espírito não consegue dominar suas emoções e acaba metendo os pés pelas mãos.

A mansidão de espírito é uma característica do caráter de Jesus e foi Ele mesmo quem testificou, veja: “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.” (Mateus 11:29). Jesus é Deus, Ele é o Rei da Glória, tem todo Poder no céu, na terra e no mar, contudo Ele próprio disse que é manso e humilde de coração.

Tem muita gente boa que basta subir um tijolinho na vida para perder a noção da humildade e passa a tratar as pessoas como resto, que se esquece de onde veio com a mesma velocidade com que troca de roupa. Jesus tinha tudo para se achar, mas Ele é manso e humilde de coração e observe que Ele manda que aprendamos com Ele: APRENDEI DE MIM.

O trabalhão do Espírito Santo é nos transformar em pessoas melhores, é desenhar em nós o caráter de Jesus, é dominar nossas paixões avassaladoras e equivocadas, é agir nossa fé e mudar o rumo de nossas vidas. Tudo isso Ele faz com perfeição, apesar de nós, porque o que antes nos dominava eram as obras da carne, que nos conduziam por caminhos maus, que ditavam nosso mau comportamento e, vez por outra, nos faziam cair em armadilhas terríveis.

Ser manso e humilde de coração é o sonho de consumo de todo servo de Deus que seja minimamente sincero em seus propósitos. Se o nosso amado Senhor e Salvador é manso e humilde de coração, nenhum de nós está autorizado a desenvolver o orgulho como estilo de vida. Nenhum de nós pode passar por esta jornada da vida sem aprender com Jesus e essa virtude é uma recomendação Dele.

Não pense que ser manso é se deixar levar pelos outros, ou não tomar as atitudes necessárias e no momento oportuno. Nosso modelo é Jesus e Ele mesmo pegou no chicote e agiu com violência quando o caso requereu.

A páscoa judaica estava próxima e Jesus subiu a Jerusalém com Seus discípulos e entrou no Templo. No pátio interno a bagunça era generalizada: comerciantes de todos os tipos mercadejavam dentro das paredes sagradas do Templo de Jerusalém. Era gente vendendo bois, ovelhas, pombos e ainda havia os cambistas trocando dinheiro.

Aquela cena pedia uma resposta imediata e, de certa forma, violenta e Jesus (manso e humilde de coração) fez um azorrague, que é uma espécie de chicote e expulsou todo mundo do Templo, foi uma confusão enorme. Era boi, vaca, ovelha, pombo e dinheiro espalhado por todos os lugares, gente correndo, gente catando dinheiro das mesas reviradas dos cambistas, vendedores de pombos tentando salvar a mercadoria, enfim, um alvoroço total.

Jesus ficou indignado quando viu que haviam transformado a Casa do Seu Pai em mercado e disse: “Tirai daqui estas coisas; não façais da casa do meu Pai casa de negócio.” (João 2:16). A mansidão não exclui a indignação, não engessa ninguém e nem impede que se tomem as atitudes positivas e com firmeza na medida da necessidade. A mansidão é a virtude de agir na medida certa, sem ofender as pessoas, sem agredir de forma gratuita ninguém.

Uma virtude que faz parte do caráter de Jesus não pode ser transformada em defeito pelo mundo e pelo diabo. É mentira que o manso é um covarde, que é uma pessoa de caráter fraco, que se deixa levar pelos outros, pelo contrário, o manso é uma pessoa dominada pelo Espírito Santo, que tem um caráter riquíssimo, que sabe dosar as atitudes com a necessária resposta, que tem domínio próprio e que está mais perto, muito mais perto, do perfeito caráter de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para dar saudade daqueles tempos de avivamento aqui toca no tunel do tempo - Radio Nova Kanaan -